Artroses: Que tratamento?
A artrose é uma condição articular degenerativa, sendo a doença reumática mais prevalente entre a população com mais de 65 anos de idade.
traumatismos ou excesso de peso.
O tratamento da artrose deve ser feito com orientação profissional, com o objetivo de
aliviar os sintomas e evitar a evolução da doença. O tratamento deve ser também
multidisciplinar, com enfase na melhoria funcional, mecânica e clínica. Os principais
tratamentos são:
Os medicamentos para o tratamento da artrose incluem analgésicos e anti-inflamatórios, pois ajudam a controlar a dor e a inflamação nas articulações.
Fisioterapia/Exercício Terapêutico
A fisioterapia pode ser indicada para ajudar a fortalecer os músculos que envolvem a articulação, aumentar a flexibilidade e reduzir a dor, melhorando o movimento e reduzindo a rigidez. Os agentes físicos (termoterapia) e eletroterapia (TENS) são meios coadjuvantes efetivos igualmente no tratamento dos sintomas.
Controlo de peso/Estilo de vida
O acompanhamento por um nutricionista e profissional de exercício físico de modo a iniciar uma dieta para perda de peso, bem como um plano de atividade física adequados, aliviando o impacto e carga excessiva nas articulações. Torna-se essencial motivar e envolver o utente no seu tratamento, estimulando para a obtenção de hábitos diários saudáveis.
Cirurgia
A cirurgia é indicada nos casos em que os métodos conservadores não foram eficazes para aliviar os sintomas da artrose e promover qualidade de vida, e é necessária uma abordagem mais invasiva, como por exemplo a realização de uma artroplastia (colocação de uma prótese).
Para se conseguir retardar a evolução de uma artrose são fundamentais medidas que evitem a sobrecarga ou o mau uso da articulação, como manter um peso saudável. O exercício físico supervisionado, para além de melhorar os sintomas, também facilita a mobilidade geral com consequente aumento da qualidade de vida do utente.
Inês Margarido
Fisioterapeuta
Cédula Profissional Nº 24
Eccles M, Freemantle N, Mason J. North of England evidence based guideline development project: summary guideline for non-steroidal anti-inflammatory drugs versus basic analgesia in treating the pain ot degenerative arthritis. The North of England non-steroidal antiinflammatory Drug Guideline Development Group. BMJ 317: 526-30, 1998.
Ettinger WH Jr, Burns R, Messier SP, et al. A randomized trial comparing aerobic exercise and resistance exercise with a health education program in older adults with knee osteoarthritis. The Fitness Arthritis and Seniors Trial (FAST). JAMA 277:25-31, 1997.
Hulme J, Robinson V, DeBie R, Wells G, Judd M, Tugwell R Electromagnetic fields for the treatment of osteoarthritis. Cochrane Database Syst Rev1: CD003523, 2002
Superio-Cabuslay E, Ward MM, Lorig KR. Patient education interventions in osteoarthritis and rheumatoid arthritis: a metaanalytic comparision with nonsteroidal antiinflammatory drug treatment.
Arthritis Care Res 9:292-301, 1996.