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Psicologia de Educação

A Psicologia da Educação é a área de saúde que compreende os processos de ensino e aprendizagem ao longo das etapas de maturidade humana.

O objetivo é diagnosticar os mais variados problemas, a nível de desempenho cognitivo e resolver/minimizar os problemas préviamente identificados. Estes problemas podem ser tanto a nível pessoal como de grupo e em contextos de educação formal e informal.

A avaliação e diagnóstico de dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades especiais é realizada através de testes de avaliação, de desenvolvimento, que informarão a aplicação de estratégias de reeducação e intervenção psicopedagógicas adaptadas.

O apoio psicológico e psicopedagógico junto de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou cognitivas será realizado por meio de estimulação cognitiva, avaliação de competências pessoais e sociais, programas e estratégias de estudo.

O propósito é potenciar o sucesso destes, envolvendo pais, professores e educadores no processo de ensino e comportamento social para resolução de conflitos e dificuldades de adaptação.

O acompanhamento familiar e o desenvolvimento de programas de competências parentais de famílias em risco é um fator determinante para manter o equilíbrio e bem-estar psicológico da criança.

A Psicologia de Educação visa, ainda, o desenvolvimento de atividades de Orientação Vocacional.